Etiquetas

EU POUPO MAIS 2012. Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

LinkWithin

Pesquise

Follow on Bloglovin

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O que dizer às crianças quando não há dinheiro?

A actual crise económica que se faz sentir um pouco por todo o mundo tem levado inúmeras famílias a fazerem verdadeiras ginásticas orçamentais para conseguirem reduzir nas despesas.

Portugal não foge à regra e  por cá também os mais novos  já se aperceberam que se vivem tempos difíceis.  Mas como explicar as consequências desta crise às crianças e aos adolescentes ? Ou, por outras palavras, como explicar a forma como esta afecta o orçamento lá de casa?

Em primeiro lugar, não as deixe de fora destes assuntos. São questões que também as afectam e perceber o que se está a passar é importante não só para o seu dia-a-dia mas, sobretudo, para a sua formação moral e individual. Lembre-se que sempre que estiver ouvir as notícias na televisão, eles também as ouvem. A diferença é que não têm a mesma percepção, mas aproveite a ocasião e ajude-os a descodificar a informação.

Simplificar
Na hora da explicação, não complique. Tente manter-se ao nível deles e tenha cuidado para não provocar demasiados medos ou ansiedades desnecessárias. Assegure que, embora a situação económica seja difícil, tudo vai acabar por  correr bem.

Por vezes, há pais e avós que optam por omitir as suas dificuldades económicas, dando a entender aos mais novos que há dinheiro para comprar o que querem, mesmo que seja absolutamente prescindível. Fale sobre a definição de prioridades e sobre os ajustes que família tem de fazer para equilibrar as finanças e garantir o futuro deles. A época de crise é, também, o período ideal para falar de ganância, caprichos e das suas eventuais consequências nas pessoas e na economia.

Perguntas difíceis
Mantenha a comunicação aberta e disponibilize-se para responder às centenas de perguntas que circulam nas suas cabeças. E prepare-se porque muitas delas vão ser difíceis de responder.
Uma das maiores dificuldades dos mais novos é não saberem o que dizer aos amigos e  como explicar a situação. Ajude-os. Diga-lhes os argumentos que devem usar  e explique que o mais certo é a família dos amigos também estar a passar pelo mesmo.

Ajudar a família
É igualmente importante fazer com que percebam que também podem contribuir para o controlo das despesas, ajudando, por exemplo, a procurar os melhores preços, a guardar os cupões de desconto, entre muitas outras formas.

E se não tem dinheiro para comprar um brinquedo ou algo que eles queiram, então não compre. Pensar que os está a ajudar ou a facilitar as suas vidas é um engano. Todos, na família, devem participar e serem ouvidos, pois não só  ajuda a encontrar soluções para os problemas financeiros, como leva as  crianças a compreenderem a importância de resolverem os problemas em conjunto, para o bem geral. No fundo, como uma família. Pode ter a certeza que mais tarde, ao logo da sua vida de adultos, esta aprendizagem  ser-lhes-á muito útil.


Fonte: Idade Maior

Sem comentários:

Siga-nos

FOLHETOS

VALES a IMPRIMIR

Seguidores

Arquivo do blogue