Etiquetas

EU POUPO MAIS 2012. Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

LinkWithin

Pesquise

Follow on Bloglovin

sábado, 24 de setembro de 2016

Seis dicas de poupança para quem não gosta de cozinhar

Cozinha-artigoSegundo um estudo sobre os custos associados a uma alimentação saudável das famílias portuguesas, cada pessoa precisaria de gastar em média 173 euros por mês para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Se multiplicarmos este valor pelos vários membros de um agregado familiar, rapidamente, veremos que a alimentação é um dos principais canais de alocação dos rendimentos das famílias. E é também uma das áreas onde é mais difícil cortar gastos.

Se para quem gosta de cozinhar, a tarefa de fazer diminuir a fatura associada às refeições é mais fácil (devido à imaginação e criatividade para criar refeições de baixo custo e pelo aproveitamento das sobras de outras refeições), para quem não nasceu com o gosto para a cozinha, o desafio é ainda maior. Isto porque quem não cozinha tenderá a incorrer em gastos superiores com a alimentação (Ex: Come mais vezes fora e/ou opta por recorrer a serviços de take-away ou compra mais comida congelada). Se é este o seu caso, tome nota de algumas estratégias que poderá colocar em prática para cozinhar mais vezes e diminuir os seus encargos com a alimentação.

1. Cozinhe maiores quantidades e congele

É uma estratégia clássica: não cozinhar apenas para uma refeição, mas antes para várias refeições. Um exemplo: Lasanha. Não se esqueça de que o tempo que vai despender em fazer um pequeno tabuleiro desta refeição será o mesmo do que se optar por fazer um tabuleiro maior. Poderá depois repartir a lasanha por várias doses, colocá-las no congelador e ir descongelando-as à medida das suas necessidades. Esta é uma forma de ter sempre comida pronta, sem ter de cozinhar muitas vezes.

2. Escolha ingredientes que possam ser utilizados de diversas formas

Há alguns alimentos que são de tal forma flexíveis que podem ser aproveitados para fazer diversas e variadas refeições. Se gosta de frango assado utilize as sobras para fazer no dia seguinte uma salada de frango ou uma sanduíche. O mesmo acontece com alguns peixes, como o atum ou o salmão.

3. Planifique as refeições e as idas ao supermercado

É nas idas ao supermercado que irá conseguir fazer as maiores poupanças. O primeiro passo é fazer uma lista de compras de todos os ingredientes que necessita. Desta forma, evitará várias idas ao supermercado e, quando for, estará mais focado naquilo que realmente precisa, evitando encher o carrinho ou o cesto com itens que não necessita. Para ajudá-lo a fazer esta lista de compras é importante que antecipadamente faça uma planificação das refeições que pretende confecionar ao longo da semana. Só assim conseguirá apurar se tem em casa todos os itens que necessita ou se precisa de fazer mais compras.

4. Crie estratégias adequadas ao seu perfil

Se não gosta, nem tem paciência ou imaginação para cozinhar todos os dias, tem de criar estratégias adequadas ao seu estilo de vida para conseguir manter uma alimentação equilibrada, saudável e barata. Por exemplo, reserve um dia da semana para cozinhar refeições para os próximos dias (ex: sopa, carne assada, ou tofu no caso dos vegetarianos). Depois ao longo da semana, praticamente não terá de se preocupar com as panelas e os tachos: basta retirar as refeições do congelador, aquecê-las e preparar um rápido acompanhamento (Ex: uma salada, arroz, etc.)

Outra dica: Se não gosta da tarefa de descascar e cortar cebolas e outros legumes poderá comprar uma grande quantidade destes vegetais, cortá-los todos de uma vez e acondicioná-los no congelador. Ou então, pode comprá-los congelados e tê-los sempre em casa. Desta forma, estarão serem prontos para serem rapidamente cozinhados.

5. Mantenha as refeições simples

Um trunfo dado por vários especialistas passa por cozinhar pratos simples, com uma lista de ingredientes não demasiado extensa e rápidos de executar. E não é difícil perceber porquê: Se não gosta de cozinhar, muito provavelmente sentir-se-á ainda menos motivado nesta tarefa se tiver de cozinhar um prato mais complicado.

A este propósito, alguns sites recomendam que as pessoas primeiro analisem os ingredientes que têm na sua despensa e só depois optem selecionarem uma receita que seja adequada aos ingredientes que tenham consigo.

Ainda dentro da lógica do "keep it simple", experimente receitas de "um só tacho". Além de serem, por norma, refeições simples de executar, sujará pouca louça, o que contribuirá também para motivá-lo a cozinhar mais vezes.

6. Socorra-se da internet

Quem tem de cozinhar depara-se muitas vezes com um dilema: as pessoas tendem a confecionar os mesmos pratos e as mesmas refeições. Para quebrar essa monotonia socorra-se da internet. Existem centenas de sites e blogues de culinária que apresentam receitas fáceis de confecionar, com ingredientes baratos e fáceis de encontrar em qualquer supermercado e que ajudam a rentabilizar as sobras de refeições anteriores. Aqui encontrará sites onde poderá retirar ideias para as suas refeições.

Sem comentários:

Siga-nos

FOLHETOS

VALES a IMPRIMIR

Seguidores